Pergunte a uma empresa o que ela fez de treinamento no último ano e a resposta virá em forma de lista: quantas pessoas, quantas horas, quantos certificados emitidos. Pergunte o que mudou no comportamento dessas pessoas e o silêncio é constrangedor — não porque não fizeram, mas porque o formato do registro não guarda essa informação.
Um certificado de conclusão de vídeo prova que o vídeo foi aberto. Não prova atenção, não prova compreensão e não prova que a pessoa faria diferente na próxima vez que a situação aparecesse.
Três coisas que um registro precisa ter
A primeira é decisão. Se a pessoa não escolheu nada durante o treinamento, não há o que registrar além de tempo de tela. Nas nossas trilhas cada situação exige uma escolha, e a escolha tem consequência na história.
A segunda é conteúdo verificável. O certificado carrega a assinatura da versão exata do conteúdo que foi feito. Se a trilha mudar depois, o certificado antigo continua descrevendo o que aconteceu de verdade — e não passa a descrever o material novo.
A terceira é imutabilidade. A conclusão vira um evento que não pode ser editado nem apagado. Correção existe, mas como evento novo, empilhado sobre o anterior. Um histórico que pode ser reescrito não é histórico.
E o que isso não resolve
Vale ser explícito sobre o limite: conteúdo de segurança do trabalho, aqui, é conscientização. Ele complementa o treinamento regulamentado por Norma Regulamentadora e não o substitui — o certificado diz isso, a página de vendas diz isso, e quem promete o contrário está criando um problema para o cliente, não resolvendo.